Que barulho irritante!!
Confesso que sou meio chato com barulhos que ficam incomodando enquanto rodo, seja de carro ou moto, e desde que peguei a Mirage 250, percebia que em ruas com piso irregular, o que infelizmente em Bauru ainda é muito comum, parecia que uma escola de samba me acompanhava! Procurei e encontrei a fonte no painel de instrumentos da moto!
Notei que os dois copos do velocímetro e do conta-giros ficavam batendo na moldura cromada onde ficam as indicações das setas, farol e neutro. Além disso essa moldura batia na peça metálica onde vai fixado o guidão e o próprio quadro de instrumentos. Fiz uma rápida verificação e não identifiquei nenhum parafuso sem aperto ou algo parecido. A causa identificada foram os coxins de fixação muito macios e que não conseguem segurar a vibração e consequentemente o batuque pega ritmo!
A solução que encontrei foi simples, ajudar a absorção da vibração usando pequenos insertos de borracha colocados entre o corpo dos copos de instrumentos e a moldura (setas vermelhas), e entre a moldura e o suporte do volante (setas azuis). Conforme a foto abaixo:
Para colocar as borrachas entre a moldura e o suporte do volante é preciso remover o quadro de instrumentos, para isto basta remover dois parafusos de cabeça sextavada 10 mm, um de cada lado conforme indicado na foto abaixo. Para fixar a borracha na parte inferior da moldura usei fita dupla face 3M VHB (a mesma usada para fixar frisos e siglas), que pode ser encontrada nas auto-peças.
Já para colocar as borrachas entre os copos dos instrumentos pasta você posicionar e ir empurrando lentamente entre eles e a moldura até que você os "esconda" por um questão de estética. O resultado é muito bom, porque a borracha absorve a vibração e não força as peças porque ela se molda bem no espaço.
Abaixo estão as ferramentas usadas e o formato das borrachas. Usei uma catraca e o pito 10 mm, uma chave de fenda para posicionar os insertos de borracha. Usei lençol de borracha de espessura 5 mm, cortados em formato retangular de 10 x 40 mm.
Bom, fica mais uma dica simples e que apresentou um bom resultado na redução dos ruídos! Valeu!
Talvez também funcione afastá-los ajustando o suporte deles: http://www.mirage250.xpg.com.br/23.html.
ResponderExcluirBoa noite Luiz! Eu tentei ver se havia algum ajuste, algo que resolvesse sem colocar nada a mais... Mas não consegui! Volte para casa agora e confirmei que o barulho acabou! Muito obrigado pela contribuição!
ResponderExcluirOlá pode me ajudar com uma dúvida, to querendo comprar uma mirage 250 usada estou em dúvida entre duas uma 2003 e uma 2008 que sai 1.500, mais caro.
ResponderExcluirMinha dúvida é se da 2003 para a 2008 exita algoa diferente quanto a qualidade de peças ou eros que foram corrigidos que justifiquem a escolha pela mais nova, pois as duas estão muito boas de aparência e de motor.
Boa tarde!!
ResponderExcluirQueria saber se os acrílicos do velocímetro e conta giro eu consigo tirar, pois os da minha moto estao arranhado e queria trocar ou polir.
Grato